DESMOTIVADO? O que ACABA com a sua MOTIVAÇÃO!
Por um acaso quando você começa algo novo, no início você se sente cheio de energia e animação e depois de algum tempo você perde a sua motivação? Se esse for o caso, talvez você esteja cometendo alguns dos erros de motivação que eu estarei falando hoje!
Pessoalmente eu acredito que motivação tem muito a ver com encontrar a sua vibração interna, é sobre encontrar um motivo, a razão que faz você clicar por dentro! E depois disso você vai precisar de um monte de conversa mental positiva com você mesmo para fazer as coisas acontecerem!
Motivação é uma coisa bem instável, alguns dias ela vai estar lá em cima, outros lá em baixo! E o que eu geralmente vejo é que quando a gente começa um projeto pessoal, nós começamos com a motivação lá em cima e depois de um tempo, ela morre! E isso me faz questionar por que isso acontece? O que é que mata a motivação?
Eu gosto de encontrar respostas para esse tipo de pergunta porque quando você entende o mecanismo que faz com que as coisas aconteçam daquela maneira, você pode usar aquele conhecimento para evitar que essas coisas se repitam no futuro!
Então eu fiz algumas pesquisas e observações, e encontrei algumas respostas! E é isso que eu quero dividir com você, coisas que nós, como seres humanos, temos tendência de fazer que matam a nossa motivação!
Comparação
Isso é um tanto difícil de evitar! A primeira razão é porque é parte do trabalho do seu ego! O ego é como se fosse um sistema operacional feito para colocar você dentro dessa realidade física, e a maneira que ele faz isso é escaneando o mundo ao seu redor e comparando você a ele para que ele possa te localizar nessa realidade!
O segundo motivo é por causa das mídias sociais! Nós estamos constantemente sob a impressão de que a vida das pessoas ao nosso redor são lindas e perfeitas, e isso não é verdade! É uma ilusão! A maior parte das pessoas têm seus problema e suas dificuldades também, a gente só não fica sabendo!
Comparações irão acontecer e é muito importante que você aprenda a lidar com as vozes na sua cabeça! Se você der espaço e permitir que os diálogos internos te esmaguem, “por que ele tem e eu não tenho? Por que ela consegue, eu não consigo?”, isso só vai te deixar pra baixo!
Todos nós somos únicos como seres humanos e nós temos jornadas diferentes, então não é justo que você se compare aos outros! Da próxima vez que você pegar a sua mente fazendo isso, mude o seu foco e busque por exemplos que te inspirem! Essa mudança de atitude certamente irá te ajudar mais!
Desgaste Energético
Esse acontece frequentemente! As pessoas se animam bastante com seus projetos e começam a fazer milhares de coisas ao mesmo tempo, e um tempo depois, eles estão praticamente de volta à estaca zero! Mas por que?
Pense nisso como se fosse uma maratona, se você começar usando toda a sua energia e trabalhando no seu limite, provavelmente você não vai conseguir terminar a corrida, certo? Você vai ficar esgotado! O mesmo princípio se aplica aqui!
Outra coisa que pode estar acontecendo aqui também, quando você coloca tanta energia, dedicação e ação, provavelmente você espera resultados imediatos no mesmo nível, e geralmente não é assim que funciona! Consistência e tempo são peças chaves para obter resultados, principalmente se você estiver entrando numa jornada longa, como abrir o próprio negócio ou se tornar mais saudável.
É melhor você ajustar o ritmo desde o começo e trabalhar em uma meta de cada vez, assim você consegue ter energia para a jornada inteira!
Medo de Falhar
Medo é a pior emoção que você pode ter, algumas pessoas até dizem que o oposto do amor não é o ódio, é o medo! Ele faz parte do seu cérebro primitivo e é responsável por fazer você congelar! Essa resposta cerebral é conhecida como o mecanismo de congelar, lutar ou correr, o que significa que quando você se sente ameaçado, inicialmente você congela e então você decide se vai lutar ou correr, fugir!
A maior parte dos nossos medos hoje em dia existem apenas dentro das nossas cabeças, eles não são reais, são imaginários! E eles indicam uma realidade que a gente não prefere!
Se você tem medo de falhar, você precisa trabalhar nele porque ele vai matar a sua motivação antes mesmo de você começar! Ou ele vai te deixar paralisado por um bom tempo antes de você tomar a decisão de fazer acontecer ou mesmo desistir!
Uma boa maneira de trabalhar com ele é se questionar qual é a pior coisa que pode acontecer. A maior parte das vezes, quando a gente encara os nossos medos, eles simplesmente desaparecem! Uma outra maneira é você substituir o seu medo por uma atitude de “eu posso fazer acontecer!”, e acreditar em si mesmo!
Sabe por que as crianças aprendem melhor e mais rápido do que a gente? Porque elas não tem a área responsável pelo medo no cérebro ainda! Então elas não têm medo de julgamento, não tem medo de errar, elas abraçam o processo e elas aprendem e crescem com ele! Tenha isso em mente!
Expectativas
Eu sempre digo que quanto mais expectativas a gente cria, mais chances da gente se frustrar! E é proporcional porque quanto maiores forem as expectativas, maiores serão as frustrações se elas acontecerem! Quando se fala de motivação, fique atento para essas duas armadilhas: esperar perfeição ou esperar o reconhecimento das outras pessoas!
Perfeição vem com tempo e prática! É assim que você domina alguma coisa! Se você estiver apenas começando, não seja duro com você mesmo, caso contrário você vai acabar frustrado, perder a sua motivação e acabar parando com o processo de aprendizado!
O mesmo pode acontecer se você esperar o reconhecimento das outras pessoas, você não tem nenhum controle sobre isso, o reconhecimento talvez nunca venha e se não acontecer, você pode perder a sua motivação e parar o seu progresso!
Então se você está perdendo a sua motivação, verifique quais são as expectativas que não foram preenchidas e reajuste a sua mentalidade antes de continuar!
Para ler meu outro post sobre motivação, clique aqui! Agora, se você gostaria de entender mais sobre força de vontade, leia esse aqui!
Comments (0)