Maneiras DIFERENTES e INTERESSANTES de MEDITAR! (MEDITAÇÃO não precisa ser um TÉDIO!)
Meditação não tem que ser um tédio! E se eu te dissesse que eu nunca me sentei numa posição de lótus para focar na minha respiração para aprender a meditar, você acreditaria? Na verdade, você pode torná-la bem interessante! Então hoje eu vou tirar alguns mitos do caminho e vou te falar como que você pode meditar!
Meditação não é sobre esvaziar a sua mente, isso é um tanto impossível de fazer e se você conseguiu, por favor me ensine porque até hoje eu não consegui! De acordo com os monges, qualquer pessoa que vive no momento presente está meditando!
Meditação é sobre trazer a sua mente para o momento presente! E quando você faz isso, você aprende a observar a sua mente “macaco”, a parte da sua mente que nunca se cala e está sempre pulando para o passado e para o futuro, e desenvolver esse observador interno te dá poderes porque então você pode usá-lo para trabalhar nos pensamentos que te fazem sofrer ou para criar uma mentalidade alinhada com as coisas que você quer.
Meditação pode até melhorar a sua percepção extrassensorial porque quando você se torna consciente de tudo que está acontecendo dentro da sua mente, fica mais fácil identificar as vozes do seu “eu superior”. No começo você tem que sentar e se treinar para fazer isso, mas depois de algum tempo, a sua mente e o seu cérebro se acostumam e essa consciência se torna tempo integral.
Eckhart Tolle geralmente fala que a gente tem um vício que a gente nem sabe, pensar! E ele está certo porque as nossas mentes ficam correndo em piloto automático, a gente nem sabe o que que está acontecendo ali.
Eu acho interessante que geralmente as pessoas evitam seus próprios pensamentos, elas ligam a TV, música ou qualquer coisa que faça barulho, para que elas não fiquem no silêncio, ouvindo suas vozes internas. E a questão é, mesmo que você não esteja escutando, elas ainda estão tocando ao fundo e se você estiver preocupado ou com medo de alguma coisa, elas ainda vão afetar o seu corpo físico e até mesmo a sua energia!
O problema é que a maior parte dos seus pensamentos são sobre o passado ou sobre o futuro e eles não existem, não são reais, então literalmente você está desperdiçando energia mental! Não apenas isso, você pode ter consequências bem sérias por não controlar os seus pensamentos, como ansiedade, insônia, depressão e até mesmo ataques de pânico.
Não é sem motivo que as práticas de mente plena (mindfulness) estão ganhando popularidade porque com as vidas estressantes que a gente vive hoje em dia, a gente realmente precisa, e elas podem ajudar bastante a ter mais qualidade de vida e bem-estar.
Treino Mental
Pense na sua mente como se fosse o seu corpo físico, se você nunca fez uma atividade física antes, provavelmente você vai ficar bem cansado na sua primeira tentativa, certo? Então, é a mesma coisa com a mente, se você nunca fez um treino mental, provavelmente você vai conseguir focar apenas um ou dois minutos antes de algum pensamento aparecer e você ter que tirá-lo do caminho.
Com o tempo e prática, você será capaz de focar por períodos mais longos de tempo e durante o processo, você vai aprender a observar os seus pensamentos. Você pode meditar de várias maneiras diferentes, até mesmo em movimento e com os olhos abertos. Mas se você escolher fechar os olhos para entrar dentro de si, evite ficar deitado porque provavelmente você vai dormir, e evite também posições muito eretas porque provavelmente você vai se sentir desconfortável, o que vai te impedir de focar no seu mundo interno!
Atividades Físicas
Se você pratica uma atividade física, essa é uma maneira ótima de meditar! Sinta os seus movimentos, sua respiração, os músculos que você está usando, faça com que a sua mente fique presente por completo dentro do seu corpo físico!
Natureza
Se você tiver acesso a natureza, talvez um parque ou até mesmo o seu próprio jardim, apenas sente e fique presente, se conecte com o lugar! Observe os insetos, os animais, sinta o ar, as plantas, a energia que vem do sol ou talvez até da lua!
Intenção e Gratidão
Outra maneira ótima de implementar um tipo de meditação na sua rotina é começar os seus dias com intenção e terminar com orações de gratidão por apenas 5 minutos cada! Se você conseguir praticar isso diariamente, você vai ver diferenças enormes no seu bem-estar depois de alguns dias!
Meditação Guiada
Outra maneira boa para começar com meditação é buscar alguns áudios online e escutá-los antes de dormir. É muito mais fácil ter alguém te guiando nesse processo do que fazer sozinho, pelo menos no começo!
Meu Treino Mental
Pessoalmente falando, eu fiz dois treinamentos mentais principais que me deram o nível de consciência que eu tenho hoje, e cada um deles eu pratiquei de 3 a 4 vezes por semana por mais de um ano. O primeiro, eu ainda era uma adolescente e realmente queria fazer projeção astral, e foi ali que eu descobri que as nossas mentes são bem cheias! O segundo, eu queria muito me conectar com os meus guias espirituais.
Tirando isso, eu só vou para dentro de mim mesma quando eu preciso trabalhar com alguma coisa, seja uma auto-hipnose, para me conectar com minha criança interior ou com seres de luz, repor as energias ou até mesmo mandar energia para alguma pessoa! Para todas as outras coisas, como a minha mente já é muito acostumada, eu só preciso mudar o meu foco trazê-lo para o meu terceiro olho e para o meu centro cardíaco, e fazer o que eu preciso fazer, seja uma intenção, uma gratidão ou até mesmo uma oração pedindo alguma coisa.
Às vezes até a auto-hipnose eu pratico de olhos abertos! E quando os meus guias querem falar comigo, eu consigo escutá-los dentro da minha cabeça não importa o que eu esteja fazendo!
Por dividir isso com você, o que eu quero dizer é que se tem alguma coisa que você realmente quer, seja algo espiritual ou algum trabalho na sua mente subconsciente, use como motivação para entrar na sua mente e conseguir aquilo! Faça uma pesquisa sobre o que você quer, dá uma olhada nas técnicas que tem lá fora para ter algumas ideias de como fazer e pratique da sua própria maneira, e eu tenho certeza de que você vai chegar lá!
Comments (0)