Skip to content

CARREIRA PROFISSIONAL e PROPÓSITO DE VIDA: 3 passos simples para ALINHAR!

Eu conheço muitas pessoas que não gostam de suas carreiras profissionais, elas fazem apenas por dinheiro, e elas gostariam de trabalhar com algo que é mais alinhado com o propósito de vida delas!

E você? Você está feliz com seu trabalho? Você se sente satisfeito com ele? Estou curiosa, então por favor me fala nos comentários…

Se você não está, hoje eu quero te ajudar a entender os passos que você precisa dar para encontrar uma carreira profissional que é mais alinhada com você!

Carreira Profissional e Propósito de Vida

Primeiramente, deixa esclarecer uma coisa, o seu propósito de vida é sobre o que você veio fazer aqui, nessa vida e nesse planeta. As pessoas podem ter muitos propósitos diferentes para alcançar na vida delas, e eles podem ser praticamente qualquer coisa!

Pode ser que envolva o trabalho que você faz, mas a sua carreira profissional não é necessariamente conectada com seu propósito de vida! Tendo dito isso, todos nós temos talentos naturais que são alinhados com o nosso “eu autêntico”, e seria incrível se todos nós pudéssemos trabalhar com eles!

Infelizmente, muitos desses talentos se perderam por causa do condicionamento social que nós recebemos para nos encaixar na sociedade, e como resultado, alguns de nós acabamos tendo uma vida do tipo roda de hamster, dia após dia fazendo as mesmas coisas apenas para ganhar dinheiro e pagar contas!

Pessoalmente, eu acredito que a melhor maneira de escapar do sistema de escravidão no qual nós nascemos, é encontrar o que a gente realmente gosta de fazer, e trabalhar com algo que nos traz muita felicidade e satisfação!

Então agora, eu vou te falar o que você precisa fazer para se reconectar com o seu “eu autêntico”, e também três passos que você precisa dar para encontrar uma carreira que é mais alinhada com você!

Passos para Subir as Escadas

Você não vai encontrar o seu propósito se você não fizer nada para encontrá-lo. O plano de ação é seguir o seu chamado interno a qualquer momento da sua vida. Para se reconectar com seu “eu autêntico” e recuperar os seus talentos naturais, é muito importante que você invista o seu tempo e a sua energia em coisas que você realmente gosta de fazer!

Apenas imagine que o seu propósito está no topo de uma escadaria, como que você pode ter uma visão geral lá de cima se você não subir um passo de cada vez para chegar lá? Se você não sabe seu propósito na sua vida profissional, provavelmente é porque você não deu os passos necessários ainda!

O que são esses passos então? Eles são sobre aprender tudo que você se sentir atraído o tempo todo, e quando seu interesse mudar, vá para o próximo! Nada se perde, tem sempre alguma coisa que fica com você.

Talvez agora você não consiga ver uma conexão entre as coisas que você teve interesse no decorrer da sua vida, mas eu te garanto, quando você chegar no topo da escadaria, você vai conseguir ver como que cada uma delas foi um passo necessário na sua jornada!

Quando isso acontecer, provavelmente você estará pronto para entender como que você pode usar todo o conhecimento que você acumulou para fazer algum tipo de trabalho na sua vida.

Como Encontrar sua Paixão

Cada degrau na escadaria que eu mencionei antes, representa uma paixão diferente em um momento diferente da sua vida. Uma paixão é algo que você ama fazer, que te traz muita alegria e satisfação, que você pode passar horas fazendo e elas pareceriam minutos. Algumas perguntas para refletir sobre isso:

  • O que é que você ama fazer?
  • O que é que te atrai?
  • Se você pudesse ir em uma livraria e pegar todos os livros que você quer, qual sessão você iria?
  • O que você gostaria de aprender mais?

Elas são perguntas bem simples, mas se você sair questionando as pessoas, você ficaria surpreso de saber que muitas delas diriam que elas não fazem ideia. Se você ainda não encontrou um interesse assim, o que é que quando você vê as outras pessoas fazendo, você realmente admira as habilidades que elas têm? Se ao observá-las, você sente como se uma luz se acendesse dentro de você, tem boas chances de que você adoraria aprender aquela habilidade.

Para encontrar as partes perdidas do seu “eu autêntico”, você precisa sair da caixa que te colocaram, também conhecida como condicionamento social. Comece a explorar, se permita sonhar sem limites! E quando você encontrar o que realmente gosta, não deixe que nenhum tipo de desculpa te impeça de desenvolver aquela habilidade!

Geralmente as nossas desculpas têm um nome: tempo e dinheiro! Deixa eu te falar uma coisa sobre eles, tempo é uma questão de organizar as suas prioridades, e você não precisa de dinheiro para acessar conhecimento porque você tem muita coisa gratuita na internet!

Qualquer coisa que você goste, olhe para as opções disponíveis, e encontre uma maneira de aprender!

Como Encontrar seu Diferencial

Encontrar uma carreira que é mais alinhada com você, não é só sobre encontrar a sua paixão, é uma combinação entre o que você gosta de fazer e o que você faz bem!

Depois que você tiver subido alguns degraus na escadaria, e tiver desenvolvido algumas habilidades, você deveria ser capaz de identificar o que você é bom, essas perguntas podem te ajudar com isso:

  • O que é que você faz tão bem que te dá um diferencial das outras pessoas?
  • Tem alguma coisa que você tem conhecimento suficiente que você poderia ensinar?

Se nada vem à sua mente, pense sobre o que é que geralmente as pessoas pedem pela sua ajuda. Se você conseguir identificar um motivo que faz com que as pessoas busquem por você, é isso que você faz bem!

A sua paixão é a visão geral, o seu diferencial é a sua especialidade dentro dessa visão. Por exemplo, vamos dizer que a sua paixão é sobre viajar, o que é que você faz quando você viaja que faz com que você seja diferente de outros que têm a mesma paixão?

  • Talvez você saiba como viajar sem gastar muito dinheiro
  • Ou como explorar a natureza e a cultura local
  • Ou você é muito bom em planejar um itinerário que economiza bastante tempo

Quando você encontra sua paixão e o que você faz bem, aí sim você pode ir para o terceiro e último passo, encontrar um jeito de ajudar as outras pessoas!

Como Ajudar Outras Pessoas

De acordo com a antropologia Margaret Mead, o sinal mais antigo de uma civilização verdadeira é um fóssil de um fêmur quebrado que cicatrizou, sabe por quê? Porque ele mostra que alguém deve ter cuidado da pessoa machucada, caso contrário ele ou ela não iria conseguir sobreviver!

Nós somos parte de algo muito maior do que nós mesmos, nessa realidade isso se expressa como a sociedade que a gente vive! Nós somos como células num corpo, coexistindo, cocriando, cada um de nós fazendo a sua própria parte para contribuir para o sistema inteiro!

Depois que você encontrar o que é realmente alinhado com você, comece a pensar como que você pode usar os seus talentos para ajudar as outras pessoas. Se questione:

  • Quem você pode ajudar?
  • Como que as pessoas podem se beneficiar com seu trabalho?
  • Qual o tipo de diferença que você pode fazer na vida delas?

Se você ainda tem dificuldades para encontrar respostas para essas perguntas, eu gostaria que você imaginasse um cenário onde você não precisa de nenhum dinheiro para viver…

  • Como que você passaria os seus dias?
  • Qual seria a sua motivação para sair da cama toda manhã?
  • Qual o tipo de contribuição que você daria para a sociedade?

Veja, não é tão complicado encontrar uma carreira que é mais alinhada com você, a fórmula é um tanto simples: o que você realmente gosta de fazer (a sua paixão) + o que você faz bem (o seu diferencial) = como você pode ajudar as outras pessoas!

O problema é se livrar de todo o condicionamento e limitações que você recebeu. Se você gostaria de entender melhor o que eles são, eu tenho um post sobre eles, clique aqui para ler!

Gostou? Compartilhe:

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O conteúdo deste website é baseado em experiências e opiniões pessoais e tem o propósito de entreter e educar, ele não substitui nenhum tipo de aconselhamento profissional e especializado.
Back To Top
Buscar
Abrir o Chat!
Precisa de ajuda?
Olá!
Como posso te ajudar?