Como USAR suas EMOÇÕES para CRESCER, MELHORAR e se DESENVOLVER!
Geralmente nós não aprendemos a lidar com emoções e como seres humanos, nós temos muitas delas! Então hoje eu vou te falar como que você pode usar os seus sentimentos para se conhecer melhor e para melhorar a sua vida!
Quando as pessoas têm emoções negativas muito fortes, elas tendem a fazer de tudo para evitá-las, elas assistem TV, saem com os amigos, se exercitam ou até mesmo bebem e usam drogas. Essas coisas podem funcionar como um “band-aid”, mas se a fonte da emoção for algo mais profundo, ela vai continuar voltando!
Outra maneira comum de lidar com emoções negativas, é a negação! Sabe quando as pessoas ficam dizendo que está tudo bem quando não está? Elas podem se enganar o tanto quanto quiserem, mas não vai mudar a maneira que elas se sentem porque as emoções são muito precisas quando medem o nível de satisfação na vida!
Emoções são uma boa indicação de como as coisas estão, boas ou não! Você pode usá-las para trabalhar e melhorar as si mesmo, e o jeito que você pode fazer isso é um tanto simples, você só precisa reconhecer que está sentindo uma emoção, dar um nome a ela, se voltar para dentro de si mesmo e investigar qual é a causa.
É claro que se você não está acostumado a fazer esse tipo de trabalho interno, provavelmente você terá algumas dificuldades no começo. Então para te ajudar, eu vou falar de 3 causas possíveis para suas emoções: os seus padrões de pensamento, a sua criança interior e a falta de alinhamento com a sua alma!
Padrões de Pensamento
Seus pensamentos são responsáveis pela maioria das suas emoções, e para ser sincera, comparado aos outros tópicos que eu vou cobrir depois, esse é o mais fácil de identificar e trabalhar!
É fácil de identificar porque assim que você se perguntar “por que estou me sentindo assim?”, a sua mente vai responder de imediato “por causa daquilo!”, e quando o pensamento vier na sua mente, você vai sentir uma erupção de emoções!
Muitas vezes não tem como você mudar uma situação, mas você pode mudar os seus pensamentos sobre ela, e isso vai afetar a maneira que você se sente. Para fazer isso, você precisa argumentar com a sua mente como se ela fosse uma criança, questionando que tipo de controle ela tem e o que pode ser feito, e a convencendo a aceitar o que não pode ser mudado!
Lidar com medo e ansiedade através dos seus padrões de pensamento é fácil porque geralmente eles são relacionados ao futuro, e como o futuro não aconteceu ainda e não é real, você tem bons argumentos para derrubar as suas preocupações e acalmar a sua mente!
Frustração é outro sentimento fácil de trabalhar em nível mental porque geralmente acontece quando as coisas não estão dando certo do jeito que você gostaria. Então antes de desistir, ajuste suas expectativas e mude sua estratégia!
Muitas vezes raiva e estresse estão relacionados às coisas que você não pode controlar, como o sistema, o governo e as outras pessoas, então o que é mais fácil, mudar todos eles ou trabalhar na sua mentalidade?
Agora, quando algo pequeno acontece e você tem uma reação emocional enorme, o problema pode ser mais profundo, a sua criança interior!
Criança Interior
Quando a sua reação emocional vem da sua criança interior, é muito mais difícil de detectar porque geralmente ela é provocada por alguma coisa que aconteceu, e se você não se conhece bem o suficiente ou não estiver acostumado a fazer trabalho interno, você pode achar que é apenas sobre a situação!
Deixa eu te dar um exemplo, vamos dizer que você começa a namorar e está acostumado a receber mensagem todos os dias, mas por algum motivo, um dia a pessoa fica muito ocupada e não manda nenhuma mensagem, o que faz você experimentar emoções negativas muito intensas, e logo a sua mente começa a imaginar todos os cenários possíveis, inclusive um onde a pessoa nunca mais vai querer ver você…
Tá vendo como algo tão pequeno se torna tão grande? Esse é o medo de abandono da sua criança interior falando! É difícil de identificar quando acontece, mas se você conseguir, é uma ótima oportunidade para cura interior!
Esse tipo de trabalho é um tanto simples, você só precisa se voltar para dentro de si, encontrar a sua criança interior e ter uma conversa de coração, usando a sabedoria do adulto que você é hoje para confortar e acalmar a sua versão mais jovem!
Dessa maneira, você pode trabalhar em qualquer tipo de ferida emocional da infância, e esse tipo de cura é muito profunda e pode transformar você para o resto da vida… mas primeiro, você precisa aprender a lidar com emoções, se conhecer melhor e fazer reforma íntima!
Falta de Alinhamento
Você vai saber se as suas emoções vêm da falta de alinhamento entre a sua vida e a sua alma quando, não importa o que você faça, você não consegue mudá-las porque elas estão no centro do seu ser!
Quando esse é o problema, se a pessoa não estiver em negação, é fácil de identificar a causa e difícil de trabalhar porque geralmente requer mudanças drásticas de vida, e não é todo mundo que está disposto a fazer isso!
As areas mais comuns onde essa falta de alinhamento acontece são carreira e casamento, e depois de 40 ou 50 anos de idade, é muito difícil mudar de profissão ou se divorciar! E é por isso que as pessoas usam a negação para se convencerem de que tudo está bem quando não está, porque se elas admitirem que têm um problema, vão ter que fazer alguma coisa para mudar!
O que essas pessoas não percebem é que a alma é uma consciência muito maior do que a mente consciente, e se elas não saírem da zona de conforto por conta própria, a vida vai empurrá-las para fora dela! E isso geralmente acontece no formato de acidentes, doenças, perda de emprego, ou qualquer outra surpresa inesperada entregue a você pela vida!
Comments (0)