Skip to content

Como a ESPIRITUALIDADE é diferente da RELIGIÃO? O que significa ser ESPIRITUAL?

Uma pessoa espiritual pode ser religiosa e uma pessoa religiosa pode ser espiritual, então a pergunta é: Qual é a diferença entre espiritualidade e religião então?

Como eu fui criada católica me tornei espiritual perto dos meus 30 anos, creio que estou numa boa posição para responder essa pergunta hoje, e espero que eu consiga ajudar você a entender melhor quais são as principais diferenças entre ser religioso e ser espiritual!

Antes de eu começar o conteúdo, deixa eu esclarecer uma coisa porque religião pode ser um assunto um tanto delicado: eu não sou ninguém para te falar o que é certo, o que é errado, que é melhor para você! Qualquer coisa que você acredite e que te ajude a navegar pela vida, tá ótimo, eu fico feliz que você encontrou algo que funcione para você!

No fim do dia, a verdade é a verdade, não importa o que a gente acredita! Eu já me perguntei muitas vezes no passado, e se tudo que eu acredito não for verdade? E a minha conclusão foi, não importa! Desde que a minha fé me ajude a ter uma vida melhor e a ser uma pessoa melhor, está servindo o seu propósito!

Herdar X Buscar

Voltando para o conteúdo, a principal diferença entre religião e espiritualidade é que religião geralmente é algo que você herda da sua família, e espiritualidade é algo que você tem que buscar!

Externa X Interna

Religião acontece de uma maneira mais externa! Você precisa ir em lugares para rezar, ler livros sagrados, fazer rituais e até mesmo ser parte de uma comunidade inteira. Espiritualidade é mais interna, é sobre você se voltar para dentro de si e buscar o significado da sua existência e do seu relacionamento com Deus!

Separação X União

Na religião você vivencia mais separação, principalmente com religiões diferentes e entre você e Deus. Na espiritualidade você experiencia mais conexão, com você mesmo, com as outras pessoas e com o universo!

Seguir X Validar

Na religião, você é como um seguidor dos ensinamentos de alguém, seja um profeta ou uma figura religiosa, e você aceita sem questionar, o que requer fé cega! Você também tem um conjunto de regras para seguir!

Na espiritualidade, você busca pelas mesmas coisas que os mestres estavam buscando, você segue as pegadas deles e você valida os ensinamentos através das suas próprias experiências internas! E tem apenas uma regra a seguir, não faça com os outros o que você não quer que seja feito com você!

Julgamento X Carma

Na religião existe muito medo por causa das ideias de certo e errado, julgamento e punição, e na espiritualidade não! É tudo uma questão de experiência, não existe certo ou errado, elas podem ser positivas ou negativas! E qualquer coisa que você fizer requer que você experimente o outro lado da moeda, para equilibrar as energias e aprender a sua lição! O que é mais alinhado com o conceito de carma.

Deus como um Ser X Deus como um Todo

A compreensão de Deus também é diferente! Na maioria das religiões, Ele é um ser supremo, separado de nós! Na espiritualidade Ele é a consciência total, a fonte da criação! Ele é tudo que já existiu, existe e irá existir! Ele é o criador e a criação, o que inclui todos nós! E é por isso que muitas pessoas espirituais se referem à Deus como sendo o universo!

Eu preciso admitir que a primeira vez que eu experienciei Deus como uma consciência total em uma das minhas meditações, e eu sendo parte dela, inicialmente eu achei que era uma blasfêmia da minha parte! Mas depois de integrar a experiência, finalmente consegui entender o que a maioria das religiões falam sobre sermos todos um e estarmos todos conectados! Deus sabe de tudo porque ele está em tudo e em todos!

Esse é um ótimo exemplo do que mencionei antes sobre validar os ensinamentos através das suas próprias experiências internas! Quando tive essa visão, eu comecei a minha meditação com a intenção de conhecer Deus e entendê-Lo melhor. Durante a meditação, eu vi um sol massivo no centro do universo, e uma voz clara na minha mente me disse: Ele é a fonte de tudo! Tudo sai dEle, tudo volta para Ele! Ele é tudo que existe!

Quando isso aconteceu, eu não era nem um pouco familiarizada com esse tipo de conceito, eu ainda tinha a visão clássica de Deus de acordo com a igreja católica, e fiquei chocada com o que eu vi! Levou um bom tempo para eu conseguir digerir e integrar a experiência!

Céu X Inferno

O conceito de céu e inferno também é diferente! Na religião, eles são lugares para onde você vai depois que você morrer. Na espiritualidade, eles existem dentro de você porque depende do seu estado de ser!

Se você já teve depressão ou alguma dor emocional muito intensa na sua vida, com certeza você sabe do que eu estou falando! Queima e consome por dentro e é literalmente como viver no inferno!

E o oposto também é verdade, se você já teve momentos abençoados, como se conectar com a natureza, observar o pôr do sol, ou até mesmo olhar para a sua criança pela primeira vez, com certeza você já experienciou o paraíso na Terra!

Eternidade da Alma

Agora, tem algo que todas elas concordam, a eternidade da alma! Elas apenas vêem a jornada de maneiras diferentes!

Algumas religiões acreditam em apenas uma vida e depois céu ou inferno, outras acreditam em reencarnação. Espiritualidade acredita na jornada eterna da alma, onde ela experiencia tudo que é possível na criação para que possa se reintegrar de volta na fonte!

Isso é um tanto complexo, eu sei, então deixa eu simplificar! Apenas imagine que Deus é o oceano inteiro, e ao explorá-lo ao se tornar a planta, o peixe, o tubarão, você expande a sua consciência e se torna capaz de compreender a totalidade de tudo que Ele representa!

A criação pode ser infinita, mas você tem o resto da eternidade para explorá-la! Como disse antes, independente do que a gente acredita, a verdade é a verdade! E em algum momento da nossa existência, todos nós vamos descobrir!

Gostou? Compartilhe:

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O conteúdo deste website é baseado em experiências e opiniões pessoais e tem o propósito de entreter e educar, ele não substitui nenhum tipo de aconselhamento profissional e especializado.
Back To Top
Buscar
Abrir o Chat!
Precisa de ajuda?
Olá!
Como posso te ajudar?