Como aprender a SE CONHECER melhor e por onde COMEÇAR! (3 ingredientes principais)
Conheça-te a ti mesmo! Muitos mestres que já viveram nesse planeta mencionaram a importância de conhecer a si mesmo, mas não são muitas pessoas que seguem esse conselho… Se você é um dos corajosos que decidiu embarcar numa jornada de autoconhecimento, hoje eu vou te falar os 3 ingredientes principais que você precisa para aprender a se conhecer melhor, e por onde começar!
Conhecer a si mesmo é uma arte! E quanto mais você se conhecer, mais claramente você vai conseguir ver as outras pessoas e compreendê-las melhor. A maneira que nós percebemos os outros está conectada ao nível de percepção que nós desenvolvemos em relação a nós mesmos, é proporcional! Quando você sabe o que está acontecendo dentro de você que faz com que você aja de certa forma, você será capaz de ter mesmo nível de compreensão em relação às outras pessoas.
A jornada para se conhecer é muito bonita e ela vai te dar muito poder porque você vai descobrir os seus pontos fortes e as suas limitações. E é uma jornada que ninguém pode fazer por você a não ser você mesmo. Embora às vezes, quando as pessoas te falam a maneira que elas percebem você, pode te ajudar muito aumentar a sua consciência, principalmente se você ouvir a mesma coisa de 2 ou 3 pessoas diferentes.
Para começar esse tipo de jornada você precisa de 3 coisas: honestidade auto-observação e tempo sozinho! Agora deixa eu expandir nesses tópicos…
Seja Honesto Consigo Mesmo
Você já ouviu falar do ditado que você pode mentir para todo mundo menos para si mesmo? Bom, eu discordo completamente! Eu já conheci muitas pessoas que têm uma percepção bem distorcida sobre quem elas são, e elas mentem muito para si mesmas. Talvez você não possa chamar de mentira quando as pessoas encobrem os seus problemas com um monte de justificativas para evitar ver a verdade! É mais uma omissão! Mesmo assim, não é uma atitude completamente honesta em relação a elas mesmas!
Quantas pessoas você conhece que estão num relacionamento péssimo e elas ficam falando “Ah, meu relacionamento é ótimo!”, e elas ficam enfatizando as boas partes dele como se fosse uma tentativa de evitar ver as imperfeições.
Tá vendo, com certeza você pode mentir para si mesmo ou pelo menos evitar de ver a verdade. E se você quiser embarcar numa jornada de autoconhecimento, você vai ter que praticar honestidade o tempo inteiro e se acostumar a falar em voz alta os seus piores pensamentos… as pessoas não precisam escutá-los, apenas você!
E você vai ter que se acostumar a reconhecer os seus lados escuros também. Todos nós temos um lado escuro, e com isso eu não quero dizer mau, eu quero dizer imperfeições que nós precisamos trazer a consciência para que a gente possa olhar para elas e trabalhar para melhorar.
A Habilidade da Auto-observação
Agora vamos falar de auto-observação! Se você não é acostumado com isso, inicialmente você terá que se forçar, e com o tempo e prática, esse comportamento se tornará automático. Auto-observação tem que acontecer em dois níveis, interno e externo! E eles estão conectados porque geralmente a maneira que a gente age na vida é um reflexo do que está acontecendo dentro de nós!
E entre os dois, o interno com certeza é mais importante porque nós usamos muitas máscaras na sociedade, nós atuamos em papéis e personagens diferentes nas nossas vidas, e nós somos altamente condicionados… mas o nosso mundo interno é onde o nosso “eu verdadeiro” mora! Então se tornar consciente dele é a parte mais importante de qualquer tipo de jornada pessoal! E mais, a maneira que você se sente por dentro pode funcionar como uma bússola, um termômetro, e isso pode te ajudar a ficar mais alinhado na sua vida e com a sua essência verdadeira.
Você vai saber que você dominou a arte da auto-observação quando, a qualquer momento, você se tornar capaz de reconhecer e descrever o que está acontecendo no seu mundo interno. E também, quando você se tornar consciente da conexão entre as coisas que acontecem dentro e fora de você.
A Necessidade de Tempo Sozinho
Você não tem como se conhecer melhor se você estiver muito distraído com tudo que está acontecendo ao seu redor. Isso seria o mesmo que começar um relacionamento amoroso e sempre encontrar a pessoa numa balada, você realmente conseguiria conhecer a pessoa bem nesse tipo de lugar barulhento? Obviamente não!
Autoconhecimento é baseado primordialmente no relacionamento para se conhecer profundamente, e você vai precisar de tempo sozinho para fazer isso. Se você tem família e filhos, você vai ter que tirar um tempo para ficar consigo mesmo semanalmente. Você tem que se comprometer com o processo da mesma maneira que você se comprometeria com um terapeuta. Na verdade, terapia é algo que pode te ajudar bastante, e se você puder pagar, você realmente deveria considerar.
Você precisa desse tempo mergulhar profundamente dentro de si mesmo. Algumas coisas que você pode fazer é se questionar para obter espaço para reflexões, escrever um diário, e fazer estudos e pesquisas nos tópicos que você estiver trabalhando!
Por Onde Começar a Jornada do Autoconhecimento
Comece com seu maior problema! Qual é o aspecto da sua vida que mais te incomoda? E quando você olhar para ele, não culpe o mundo por ele! Por exemplo, não diga que a sua vida amorosa é terrível porque não existem bons parceiros, isso não é verdade! Se você tem dificuldades na sua vida amorosa, principalmente se você tiver um padrão que se repete muitas vezes, sinto muito te informar mas o problema é com você! Então ao invés de culpar os outros, apenas se pergunte “o que é que tem de errado comigo que está causando essa dificuldade na minha vida?”
A maior parte dos nossos problemas vem das nossas mentes e da falta de alinhamento com quem somos de verdade. Quando a gente chega aos 20 anos de idade, nós somos altamente condicionados, cheios de crenças limitantes no nosso subconsciente e desconectados da nossa essência! Então a jornada do autoconhecimento é sobre desmanchar tudo isso que não é você e se tornar mais alinhado com a sua energia verdadeira!
Quando você tiver identificado as coisas que você precisa trabalhar, eu tenho um post sobre como encontrar a sua verdade pessoal, onde eu falo sobre o processo de questionar, buscar e encontrar as suas respostas, clique aqui
O primeiro passo é o mais difícil! Quando você tiver alinhado uma área da sua vida, se tornará mais fácil trabalhar em todas as outras! Você só precisa começar e compreender como que o processo é!
Comments (0)