Skip to content

Como conquistar e manter o PESO IDEAL do seu CORPO!

Conquistar o formato de corpo ideal e conseguir manter a longo do prazo, foi uma das jornadas mais longas e difíceis que eu tive que enfrentar na minha vida! Eu gostaria que alguém tivesse me dito lá trás, quando eu comecei, as coisas que eu vou compartilhar com você hoje!

Eu vou começar esse post sendo muito sincera e direta, o seu corpo físico é apenas um reflexo do seu estilo de vida! Pílulas, dietas e até mesmo cirurgia podem até funcionar por um período curto de tempo, mas assim que você retornar aos seus hábitos antigos, o seu corpo vai voltar a ser o que era!

Então se você está numa batalha constante com espelho, se pergunte se você quer viver assim para o resto da sua vida, ou se você quer resolver esse problema de uma vez por todas. Use a sua frustração como combustível, e eu sei que tem muita porque eu já passei por isso, e trabalhe na raiz do problema! Essa é a única maneira de resolver isso!

Foque em três aspectos, seu relacionamento com a comida, sua consciência corporal e exercícios físicos, e agora eu vou falar em detalhes sobre eles.

Relacionamento com a Comida

Nosso relacionamento com a comida é terrível, a maioria de nós nunca aprendeu nada de nutrição e a indústria alimentícia usa muitas estratégias de marketing para fazer você acreditar que o que quer que seja que eles estão vendendo é bom e saudável para você, quando não são!

Para completar, existe uma associação geral de que muita comida significa abundância, e muitas pessoas são apegadas ao tipo comida que comem.

A maneira mais eficaz que eu conheço de mudar o seu relacionamento com a comida, é mudar o seu conhecimento sobre ela! Quando você se torna consciente do valor nutricional dos alimentos, o que eles têm dentro e como afetam seu corpo, a sua perspectiva e a maneira que você olha para eles muda!

Tem um aplicativo gratuito chamado MyFitnessPal que me ajudou muito a entender o que o meu corpo precisa e o valor nutricional encontrado nos alimentos. Você também pode aprender bastante com documentários porque geralmente eles mostram muitas evidências sobre o que acontece com o corpo quando a dieta muda.

Quando eu assisti “Troque a Faca pelo Garfo”, eu fiquei chocada quando vi um homem que tinha muitos problemas de saúde, estava tomando muitos remédios por dia, e depois de 6 meses comendo apenas comidas saudáveis, muitas de suas doenças desapareceram.

Quando você fizer compras, crie o hábito de olhar a parte de trás do pacote porque a frente é puro marketing! Verifique o valor nutricional e também a lista de ingredientes, se houverem nomes que você não sabe o que são, você não deveria estar comendo aquilo!

Quando você trabalha no seu relacionamento com a comida, o objetivo é mudar a sua perspectiva e olhar para ela como se fosse combustível, não apenas como fonte de prazer!

Quando você conseguir isso, seu corpo vai mudar a maneira que reage aos alimentos, ele vai rejeitar quando ver comidas processadas e vai vibrar quando ver comidas mais naturais e saudáveis! Esse tipo de “dieta” é sustentável para a vida toda!

Consciência Corporal

Todos nós nascemos com um “sistema de fábrica” que deveria avisar quando a gente tem fome e quanto a gente deveria comer, mas a gente desaprende a ouvir esse sistema na nossa infância quando nos fazem comer quando não temos fome, e nos forçam a comer mais do que precisamos! E reaprender a ouvir esse sistema novamente depois que você é um adulto cheio de hábitos ruins, pode ser um desafio!

Se você está acima do peso, é possível que seu sistema digestivo esteja sobrecarregado, e provavelmente você se esqueceu como é se sentir leve por dentro porque se você está acostumado a comer demais, você não tem uma base de comparação. Seria como um alcoólico tentando se lembrar como que é ficar sóbrio por um mês!

Para ganhar essa consciência de volta, você pode escrever tudo que você come num dia. Muitas vezes a gente não percebe o quanto comemos, mas quando você faz uma lista e imagina toda aquela comida dentro do seu corpo, pode te ajudar a se tornar mais consciente!

Outra coisa que você pode fazer é focar no seu sistema digestivo todo santo dia para reaprender a ouvir o seu corpo. Tente sentir se está com fome ou com sede, e se comeu demais ou de menos. No começo você vai ter que se forçar a prestar atenção, mas com o tempo você vai se acostumar e isso se torna mais automático.

Fazer mudanças radicais na sua dieta por um determinado período de tempo, como um detox por exemplo, também pode te ensinar muito sobre o seu corpo porque você vai poder observar como que ele reage.

As emoções também impactam bastante os seus hábitos alimentares, então quanto mais você se conhecer, mais fácil será perceber quando isso acontece. E quando se pegar comendo por causa de necessidades emocionais, você pode lidar com as emoções, buscar opções saudáveis ou até mesmo substituir a comida por bebidas, como chá ou água!

O seu objetivo é entrar em sintonia com seu sistema físico, e quando você conseguir isso, comer quando você não tem fome ou comer demais, será bem difícil de acontecer!

Exercícios Físicos

A maior parte do seu peso é sobre o que você come e quanto, exercícios podem te ajudar com o formato do seu corpo, seu bem estar e a sua saúde. E comparado aos outros tópicos que cobri hoje, esse é o mais fácil de trabalhar porque é muito mais simples implementar um hábito novo do que mudar os antigos!

Não se exercite porque você odeia o seu corpo, faça porque você o ama! Escolha uma atividade que você realmente gosta de fazer porque será muito mais fácil de implementar como sendo parte da sua vida!

Pense no seu corpo como se fosse uma máquina, se você não se mover, as engrenagens ficam enferrujadas! Exercícios vão fazer o seu sistema inteiro funcionar melhor, eles vão te fortificar de dentro para fora!

Não é só sobre a sua aparência, é sobre as articulações, ossos, órgãos, hormônios da felicidade e até mesmo os níveis de oxigênio no seu sistema, para que você possa absorver os nutrientes da sua comida e se sentir energizado!

A meta é construir uma rotina sustentável de exercícios e praticá-los de maneira consistente por meses, a ponto de você sentir falta caso não se exercite por algum tempo.

Eu levei mais de 5 anos para dominar tudo que escrevi no post de hoje, e eu posso te dizer que a jornada foi longa mas valeu a pena! É muito bom poder finalmente viver em paz com o meu corpo e espero que você possa conseguir o mesmo também com as dicas que te dei hoje!

Gostou? Compartilhe:

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O conteúdo deste website é baseado em experiências e opiniões pessoais e tem o propósito de entreter e educar, ele não substitui nenhum tipo de aconselhamento profissional e especializado.
Back To Top
Buscar
Abrir o Chat!
Precisa de ajuda?
Olá!
Como posso te ajudar?