Skip to content

DIFÍCIL encontrar o seu PROPÓSITO VIDA! Entenda 5 motivos que te IMPEDEM!

Você Já encontrou o seu propósito de vida? Como você clicou nesse post, eu acho que não, mas eu estou curiosa de qualquer maneira, então me fala nos comentários se você conseguiu e o que é…

Se você não conseguiu, você não está só! Muitas pessoas gostariam de encontrar o propósito de vida delas, mas não são muitas pessoas que conseguem. Então hoje eu vou te falar porque que é tão difícil encontrar o seu propósito de vida!

Antes de eu entrar no conteúdo, deixa eu esclarecer uma coisa, o seu propósito de vida é sobre o que você veio fazer aqui nessa vida, nesse planeta! Todo mundo tem um propósito, provavelmente mais de um, todos nós estamos aqui para aprender lições e para dar algum tipo de contribuição para a sociedade.

Às vezes é óbvio, às vezes não, algumas pessoas têm muitas dificuldades para encontrar qual é o propósito delas. Se você é uma dessas pessoas, eu vou dividir com você agora 5 fatores que atrapalham quando você está buscando por esse tipo de resposta!

Expectativas

Quando você diz propósito de vida, as pessoas têm a tendência de imaginar algo grande que tem um impacto enorme nos outros, e nem sempre é o caso. O seu propósito com certeza é muito importante para você, mas não é necessariamente algo em escala global!

Outra coisa que nós temos a tendência de pensar, é que o propósito de vida é relacionado apenas a trabalho, e isso não é verdade! Pode ser sobre algo que você precisa dominar para continuar a sua evolução, pode ser um ato voluntário para ajudar outra pessoa, ou pode ser tão simples como criar uma criança que vai se tornar alguém importante.

Embora o nosso propósito de vida não ser necessariamente sobre carreira, todos nós temos talentos naturais, e é bom se pudermos usá-los nas nossas vidas profissionais porque nós passamos muito tempo trabalhando. Então, se a gente puder fazer algo que é mais alinhado, com certeza a vida será muito melhor!

Tenha em mente que o seu propósito de vida pode ser praticamente qualquer coisa, e pode ser muito mais simples do que você espera.

Condicionamento Social

Existe um curta-metragem chamado “Escolhas” que ilustra muito bem o que é o condicionamento social e o que que ele faz com a gente!

Resumindo, condicionamento social é tudo que você aprendeu, e que te moldou, para que você pudesse se tornar um ser humano completamente funcional nessa sociedade. E durante esse processo, você perdeu muito do seu “eu” mais autêntico no caminho! No começo você foi domado pelo seus pais e mais tarde o sistema escolar terminou o trabalho.

Tem um comediante chamado George Carlin que costumava dizer que a escola está lá para formar pequenos soldados, pessoas espertas o suficiente para operar máquinas, e burras o suficiente para não fazerem perguntas! Ele também costumava dizer que uma sociedade com pensamento crítico é uma ameaça para o sistema e para o governo!

Infelizmente, quando eu vejo quantas pessoas aceitam o que a mídia diz sem questionar, eu tenho que concordar com ele!

Basicamente, o que eu quero dizer é que o sistema inteiro suprimiu quem você é desde o momento que você nasceu aqui, e às vezes é muito difícil recuperar as partes perdidas do seu “eu” autêntico!

Nós temos tantas camadas de limitações que foram colocadas em nós ano após ano, e elas foram enraizadas profundamente na nossa mente subconsciente na forma de crenças limitantes.

Crenças Limitantes

Uma crença limitante é algo que você acredita ser verdade que limita o seu potencial verdadeiro. Algumas delas você pode ter consciência, a maioria delas você não tem! E eu posso dizer que nós temos muitas delas porque é impossível crescer nesse planeta sem ser afetado!

Na espiritualidade, a Terra é conhecida como uma escola de dualidades e limitações, acho que agora você consegue entender o porquê! Se você quer entender melhor o que são crenças limitantes e como você pode se livrar delas, eu tenho um post inteiro sobre isso, clique aqui para ler.

Quantas crianças você já encontrou que disseram coisas como “eu quero ser um astronauta, uma dançarina, um artista!”, e tudo que elas ouviram como resposta foi “mas você não vai conseguir viver disso”.

Talvez você tenha sido uma dessas crianças. Na verdade, se você ainda não descobriu o seu propósito de vida, e vamos dizer que ele está relacionado com a sua carreira, tem boas chances que você foi limitado dessa forma quando você era pequeno!

Agora, se você já sabe o que você realmente gosta de fazer, mas não consegue encontrar uma maneira segura de mudar a sua carreira, além das suas crenças limitantes, você pode ter um outro problema: talvez você não queira sair da sua zona de conforto!

Zona de Conforto

Zona de conforto é praticamente qualquer coisa que você mantém na sua vida e que não serve mais um propósito. Pode ser um padrão de pensamento, um hábito, um relacionamento, um emprego… conhece o ditado “nada cresce na zona de conforto”? É uma verdade absoluta!

Se o seu propósito de vida é relacionado a lições, até você aprender o que você precisa, os padrões vão ficar se repetindo na sua vida. Nesse caso, a zona de conforto pode ser a mentalidade de vítima onde você culpa o mundo e as outras pessoas pelos seus problemas.

É confortável ser uma vítima porque não implica nenhum tipo de responsabilidade da sua parte, mas quando você faz isso, você está dando seu poder embora! Para mudar isso, qualquer coisa que acontecer na sua vida, principalmente quando você não gosta, sempre se questione:

  • Por que que eu estou criando isso?
  • O que eu deveria aprender com isso?

Agora, quando é relacionado à carreira, é normal que algumas pessoas acabem em uma profissão que não é alinhada com elas por causa do sistema educacional que a gente tem, e ela só descobre mais tarde na vida o que é que elas realmente gostam de fazer. Se esse for o caso, e elas já tiverem uma carreira estabelecida, além do condicionamento social e das crenças limitantes, elas podem ter problemas para sair da zona de conforto, e mudar o trabalho que elas fazem.

Eu realmente entendo o quanto é difícil, eu estou passando por esse tipo de transição agora na minha vida, e com certeza é muito mais complicado se você tiver família ou pessoas que dependam de você financeiramente, porque leva tempo até você estabelecer uma profissão!

Mas daí você precisa olhar para as suas escolhas a longo prazo, o que você preferiria?

  • Trabalhar com algo que não te dá satisfação, mas você tem estabilidade e dinheiro até se aposentar?
  • Ou passar por alguns desafios até você conseguir ficar estável novamente, e trabalhar com algo que te dá muito prazer para o resto da sua vida?

Maturidade

Eckhart Tolle se tornou muito famoso pelos seus livros “O Poder do Agora” e “Um Novo Mundo” quando ele tinha mais de 50 anos. Nas suas entrevistas, ele diz que se alguém tivesse dito quando ele era mais jovem, que ele seria um professor espiritual, ele nunca teria acreditado!

Tenho certeza de que você consegue pensar em muitos outros exemplos assim, pessoas que encontraram seu propósito muito mais tarde na vida. O tempo Divino não é o mesmo do tempo humano! Nós estamos acostumados com a ideia de que nós deveríamos estar no caminho certo quando temos 20 ou 30 anos de idade, mas nem sempre isso é possível!

Tempo é um fator muito importante, você precisa ganhar experiência e maturidade. Então, se você ainda não encontrou o seu propósito, talvez seja porque você não está pronto para entendê-lo por completo! E quando você não está pronto, certos conhecimentos podem funcionar como veneno ao invés de ajudar, eles podem até desviar você do caminho!

Outra coisa que eu preciso mencionar, nem todo mundo encontra o seu propósito de vida enquanto ainda está vivo, não conscientemente pelo menos já que a mente consciente é muito pequena, mas isso não deveria ser motivo para viver uma vida sem significado… Você pode sempre encontrar propósito em tudo que você faz! Você tem o poder de fazer isso!

Gostou? Compartilhe:

Comments (0)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O conteúdo deste website é baseado em experiências e opiniões pessoais e tem o propósito de entreter e educar, ele não substitui nenhum tipo de aconselhamento profissional e especializado.
Back To Top
Buscar
Abrir o Chat!
Precisa de ajuda?
Olá!
Como posso te ajudar?