O EGO durante o DESPERTAR ESPIRITUAL! (8 armadilhas para EVITAR)
Hoje eu vou dividir com vocês algumas armadilhas do ego que podem acontecer durante o processo do despertar espiritual. Algumas delas são um tanto impossíveis de evitar! Mas a minha intenção é te ajudar a aumentar a sua consciência, para que você não fique preso nelas por muito tempo!
1 – Você acha que suas crenças são melhores do que as das outras pessoas?
Espiritualidade é uma crença e requer fé! Dizer que você é espiritual não é diferente de dizer que você é católico, muçulmano, hindu, ou qualquer outra religião nesse planeta!
As coisas que você acredita são a sua verdade pessoal e funcionam para você! Mas esteja aberto à possibilidade de que talvez elas não sejam a verdade absoluta!
Você não faz ideia de quantas vezes eu já me questionei “e se tudo que eu acredito não for verdade?”, e a minha conclusão é: NÃO TEM IMPORTÂNCIA! Desde que me ajude a ser uma pessoa melhor e ter uma vida melhor, está servindo seu propósito! Fé ajuda nos momentos difíceis e é parte da sua filosofia de vida, o que define as suas ações!
Pessoalmente, eu acho que a criação e o criador são super complexos e, como seres humanos, nós não estamos em uma boa posição para compreendê-los por completo! Então não existe motivo para ficar brigando por causa de fé, e achar que o que você acredita é o certo, e o que os outros acreditam é errado. Ninguém nesse planeta sabe qual é a verdade absoluta! Principalmente quando é sobre assuntos da alma!
2 – Você se acha mais evoluído espiritualmente do que as outras pessoas?
Outra armadilha que seu ego pode gostar, é pensar que você é superior porque você gosta de espiritualidade, e isso pode te levar a acreditar que você é mais evoluído espiritualmente do que as outras pessoas! Apenas o seu ego fala dessa maneira, comparando você aos outros, a sua alma não!
Esse tipo de atitude junto com “eu estou certo”, já criaram muitas brigas e guerras nesse planeta, então por favor evite-as!
Cada pessoa está explorando um tópico diferente, eu posso escolher a espiritualidade, você pode escolher outra coisa, e está tudo bem! É tudo uma questão de experiência, não tem certo e errado, melhor ou pior, todas elas são importantes e igualmente válidas para a totalidade da criação!
A mente humana é linear, mas eu não vejo a evolução como uma linha reta crescente. Todos nós temos habilidades que são altamente evoluídas e todos nós temos espaço para melhoramento, coisas que ainda precisamos desenvolver! Ninguém é melhor do que ninguém, nós estamos apenas em jornadas diferentes!
3 – Você quer que as outras pessoas despertem espiritualmente também?
Quando você está numa jornada espiritual é normal querer acordar as outras pessoas para que elas vejam todas as coisas maravilhosas que você está vendo! Mas isso é inútil!
As pessoas só despertam espiritualmente quando elas estão prontas, você não pode forçar e se você tentar, a única coisa que você vai conseguir é gastar a sua energia, ficar frustrado e irritar os outros!
4 – Seus rótulos espirituais te afastam ou te aproximam das outras pessoas?
Rótulos são outra coisa que você realmente precisa ter cuidado! Nesse tipo de jornada, é normal se identificar com certos nomes, como trabalhadores da luz, starseeds, empatas… mas não permita que eles te definam, são apenas rótulos que o seu ego precisa!
Se você usá-los de maneira positiva, como para encontrar a sua tribo ou se conhecer melhor, tudo bem! Mas se eles se tornarem motivo de separação das outras pessoas, aí é um problema porque espiritualidade não é sobre separação, é sobre a integração!
A sua alma é a presença do “eu sou”, se você completar essa sentença com qualquer outro nome, ele pertence ao seu ego!
5 – Suas regras espirituais estão limitando ou melhorando a sua experiência humana?
Além dos rótulos, tome cuidado com as regras também! Eu já vi muitas pessoas espirituais ficarem presas nos dois, rótulos e regras! Sabe quando as pessoas dizem coisas como:
- Eu não posso beber isso
- Eu não posso comer aquilo
- Isso abaixa minha vibração
- Aquilo afeta minha energia
Quando você vê, você tem uma lista inteira e isso pode te limitar bastante! Você veio aqui para ter uma experiência humana completa, a sua alma poderia estar em qualquer outro lugar da criação, mas está aqui e agora, então faça o seu melhor disso!
6 – Você se isola ou evita as pessoas que ainda não despertaram?
Quando você passa por um despertar espiritual, é normal passar por uma fase de isolamento onde você se coloca numa bolha, e isso acontece porque você muda sua atenção da realidade física para espiritual, para poder entender melhor as coisas. É uma fase muito transformadora que vai mudar a maneira que você se relaciona com o mundo e com as pessoas ao seu redor!
As vezes é um tanto difícil porque as pessoas não entendem o que você está passando, e embora possa ser confortável ficar no seu próprio canto, por favor não fique preso lá por muito tempo! Assim que você se estabilizar no seu despertar, volte a ser social, é mais fácil você entender as pessoas do que elas te entenderem porque você já esteve no lugar delas antes.
Como eu já disse, não tente acordá-las, elas vão ver o quanto você mudou e talvez isso vai inspirá-las a mudar também! Você tem o resto da eternidade para estar nos mundos espirituais, e essa vida em comparação a isso, é muito curta! Então foque aqui e agora!
7 – Você usa energia positiva para camuflar seus problemas?
Outra coisa que você precisa ter cuidado é com o excesso de energia positiva, principalmente se você estiver forçando ou fingindo! Sabe quando as coisas não estão bem e as pessoas ficam falando “estou bem, está tudo certo, não está me afetando”, é disso que eu estou falando!
Como seres humanos, todos nós temos altos e baixos, dias bons e ruins, faz parte da experiência aqui. O conhecimento espiritual é testado quando você passa por momentos difíceis porque é quando você deveria usá-los e aplicá-los! Da próxima vez que você ficar tentado se esconder por trás da máscara da positividade, apenas se lembre que é uma ótima oportunidade para você praticar a sua espiritualidade!
8 – Complexo do Messias: Você sente a necessidade de salvar as pessoas ou o mundo?
Essa é a última armadilha que eu vou mencionar hoje, e é a mais perigosa de todas, o complexo do messias! Se você tem qualquer tipo de ideia de você está aqui para mudar o mundo ou salvar as pessoas, supere isso o quando antes!
No passado, já me perguntaram algumas vezes em comunidades espirituais “o que que você está fazendo para ajudar o mundo?”, e a minha resposta sempre foi “eu estou ajudando a mim mesma”. Quando você trabalha para melhorar a si mesmo, você ajuda na consciência coletiva, você quebra os padrões tóxicos e disfuncionais que foram passados por muitas gerações, e você dá um exemplo para as outras pessoas.
Quando você se torna o seu “eu” mais autêntico, você impacta muitas pessoas no seu caminho, e muitas vezes você nem tem consciência disso! Isso vira um “efeito bola de neve”, o que acaba sendo uma contribuição enorme para o mundo!
Você não precisa fazer nada grandioso a menos que você tenha um chamado interno muito grande, aí a história é diferente! Algumas pessoas podem trabalhar com cura, outra se tornarem professores espirituais, e outras (como eu) começar uma jornada no YouTube para dividir o conhecimento!
Gostou das armadilhas do ego espiritual que eu compartilhei com você hoje? Caso você tenha algum tópico para acrescentar na lista, por favor divide comigo nos comentários!
Comments (0)