O PODER dos seus PENSAMENTOS: Entenda como saúde mental é importante!
Quando eu fiz a minha pesquisa para esse vídeo, eu fiquei impressionada ao encontrar no Google Trends que as palavras “saúde mental é importante” não eram muito buscadas até 2020! Como consequência, a pandemia impactou a saúde mental das pessoas, e algumas delas ainda estão lidando com isso… então hoje, eu quero falar sobre o que a sua mente pode fazer e como que esse processo acontece!
A sua mente consciente é a menor parte do seu ser, ela representa apenas 12% da sua mente total, e os pensamentos que acontecem lá podem causar danos enormes! O meu objetivo para esse post é esclarecer como que os seus pensamentos impactam a sua mente, as suas emoções, seu bem-estar, e a sua saúde física e mental.
Seus Pensamentos
Vou dividir um fato interessante com você, você tem milhares de pensamentos por dia e, de acordo com algumas pesquisas, mais de 90% deles são repetitivos! Então basicamente, sua mente é como um disco quebrado que fica tocando a mesma música!
E você aprende por repetição, então toda vez que um pensamento se repete, ele reforça e solidifica as conexões neurológicas no seu cérebro. Você pode ver isso claramente acontecendo por causa da pandemia, como as pessoas foram alimentadas com ideias que as fizeram sentir medo e ansiedade por tanto tempo, algumas delas ainda estão tendo dificuldades para mudar esse estado de ser.
Quanto mais você repetir algo, mais aquilo fica enraizado em você a ponto de se tornar parte da sua identidade, e por sinal, hábitos funcionam exatamente da mesma maneira! Então você pode considerar os pensamentos como se fossem hábitos que você tem, se você não fizer nada para mudá-los, eles vão ficar tocando em piloto automático!
Seus pensamentos têm um papel enorme em praticamente todos os aspectos da sua vida: suas ações, emoções, percepções do mundo e das pessoas, a maneira que você se sente, suas energias e sua saúde em ambos os níveis, mental e físico. E o problema é, na maioria das vezes, nós não estamos cientes do caos que está acontecendo dentro de nós!
Eu não sei se você sabe, mas você tem 7 corpos e o físico é apenas um deles! Quatro deles você pode se tornar consciente enquanto você ainda está aqui, na forma humana, eles são os corpos mental, emocional, astral e físico. Os outros três existem em níveis muito mais altos de consciência, e eles são pertinentes à sua alma e a totalidade de “Tudo Que Existe”. Todos esses copos estão conectados, e o que acontece em um afeta o outro!
Para você entender a importância do seu corpo mental, eu vou usar uma frase espiritual que descreve o Criador e a criação:
“O Criador teve um pensamento e o pensamento começou a pensar!”
Seus pensamentos são responsáveis pela maioria dos seus problemas porque toda a criação começa lá!
Suas Emoções
Seus pensamentos criam emoções!
Se você não acredita no que eu estou falando, você pode fazer um teste, escolha uma situação que você se arrepende na sua vida e fale consigo mesmo de duas maneiras diferentes:
- Na primeira, se culpe por ser ingênuo, estúpido, incapaz de lidar com a situação e assim por diante, e preste atenção na raiva que você vai sentir crescendo no seu estômago.
- Na segunda, seja gentil e diga coisas legais para si mesmo como “você fez o seu melhor, você aprendeu, da próxima vez você vai se sair melhor”, e você vai perceber um sentimento mais pacífico surgindo dentro de você.
Eu posso te garantir que a maioria das suas emoções vêm dos seus pensamentos e da maneira que você escolhe perceber as coisas! Sim, eu disse que você escolhe porque o que quer que seja que aconteça na sua vida, não vem com significado, você tem a escolha de perceber aquilo como positivo ou negativo!
Olha a pandemia! Mesma situação, reações diferentes! Algumas pessoas aproveitaram o lockdown, enquanto outras sofreram com ele… Geralmente as pessoas não sabem que elas têm uma escolha sobre como elas percebem e reagem às coisas, ou elas não sabem como controlar isso, e a resposta é um tanto simples, se você não escolheu conscientemente, o seu subconsciente fez isso por você!! Ou você aprende a controlar a sua mente, ou ela irá te controlar!
Muitas pessoas falam sobre doenças mentais serem genéticas, e muitas delas são, mas os seus pensamentos vão determinar como que elas vão te afetar! Eu vou dividir algo pessoal com você para dar um exemplo sobre tudo que eu estou falando hoje.
Sem saber o que eu estava fazendo, eu cultivei depressão na minha vida quando eu tinha uns 11 anos de idade. Eu costumava me trancar no meu quarto e escutar músicas tristes, para que eu pudesse me afundar na minha tristeza! Eu treinei o meu cérebro para pensar negativamente, e depois de uns 2 anos, aquilo se tornou parte da minha personalidade! Com o passar dos anos, isso só piorou, e acabei desenvolvendo muitos comportamentos autodestrutivos como consequência! Levou 15 anos para chegar num ponto na minha vida onde eu disse para mim mesma “Basta! Eu não posso mais viver assim”!
Foi quando eu comecei a estudar a espiritualidade para poder entender melhor a minha existência, quanto mais eu aprendia, mais meu padrão de pensamento mudava, o que melhorou o drasticamente minha saúde mental e o meu estado de ser! E por sinal, tudo que aprendi nessa jornada de curar a mim mesma, estou compartilhando com você aqui!
Hoje em dia eu me sento com a minha dor e eu identifico quais são os pensamentos que estão me machucando. Quando eles se tornam claros, eu trabalho para derrubá-los porque agora eu sei que se eu permitir que eles fiquem, eles vão se solidificar e se tornar parte da minha identidade! Eu não quero que isso aconteça, eu já cometi esse erro no passado, e não vou fazer isso de novo!
Então por favor, tenha cuidado com o que está acontecendo dentro da sua mente, olhe para ela como se fosse um jardim! Escolha com sabedoria as sementes que você está plantando lá porque elas vão crescer, e se você não sabe o que você está fazendo, você pode acabar com muitas ervas daninhas! E é difícil se livrar delas depois!
Doenças
Voltando aos 4 corpos que eu mencionei antes (mental, emocional, astral e físico), geralmente a sequência funciona assim: a maneira que você pensa afeta as suas emoções, o que por vez impacta a sua energia ou corpo astral, e o seu corpo físico apenas reflete o que está acontecendo nos outros três!
Isso é apenas um mapa para te ajudar a rastrear o problema e localizar a fonte. É claro que eu não posso afirmar que todas as doenças seguem exatamente essa sequência: mente, emoções, energia e corpo.
Algumas pessoas passam por um trauma quando elas ainda são muito jovens e isso fica guardado nesses corpos, e mais tarde na vida, se torna uma doença! O que aconteceu com a Louise Hay é um bom exemplo disso, ela foi abusada sexualmente quando ela era adolescente, e ela teve câncer cervical quando ela tinha 50.
Eu só quero trazer à sua consciência como todos esses corpos estão conectados e afetam uns aos outros. Até mesmo a ciência tem algumas pesquisas sobre como seu estado de ser impacta o seu sistema imunológico, e sobre como seus pensamentos podem criar ou curar doenças. Tenho certeza de que você já ouviu falar do efeito placebo e nocebo, e das doenças psicossomáticas, todos eles acontecem na mente!
O mesmo poder que você tem de criar uma doença, você também tem de curá-la! Eu não estou dizendo que isso é algo fácil de fazer, eu só estou dizendo que é muito mais fácil cortar o mal pela raiz do que derrubar a árvore inteira depois!
Olá Juliana, tenho consumido todos seus conteúdos. Primeiro chegou um vídeo no TikTok, depois passei a assistir o cosmic coffee e agora cheguei ao blog.
Também sou pisciana, somos muito emocionais, como você disse em um episódio, o pisciano vira a própria emoção.
Também gusto de ouvir músicas tristes mas só pra “curtir a bad” de vez em quando. A música popular brasileira é a minha paixão nessas horas e nas outras. Desde criança eu tenho o hábito de me permitir ficar triste por um tempo quando necessário e depois vou virar a página, trocar o disco.
Eu estava lendo esse post e pensando: muitas coisas que ela fala são as mesmas que a Louise Hay fala nas meditações guiadas e afirmações positivas. E aí nessa mesma hora você citou o nome dela no post. Sincronicidade.
Só quero agradecer por compartilhar todo esse conhecimento aqui. Beijos.