O que é EGO: Funções do ego, vozes do ego e como lidar! (MORTE DO EGO na espiritualidade)
Se você quer entender as vozes dentro da sua mente que te fazem sofrer, você precisa entender o seu ego! Para te ajudar, neste post eu falar o que ele é, como que ele soa e como você pode acalmá-lo!
Como bônus, no final eu vou falar sobre a morte do ego, que é um termo bem comum, usado nas comunidades espirituais!
O que é o Ego
Para entender melhor o que é o ego, olhe para ele como o sistema operacional que te permite existir nessa realidade! E ele faz isso através de três funções principais: identificação, comparação e sobrevivência.
Identificação
Todas as palavras que você usa para se descrever, são parte do seu ego. Esses rótulos definem os papéis que você atua na sociedade, e você tem uma lista deles para todos os aspectos da sua vida!
Alguns vão definir quem você é como pessoa, outros o seu trabalho, a sua contribuição para a sociedade, os papéis que você atua na sua família, o seu estilo de vida… Tudo que definir a sua identidade nesse mundo, pertence ao seu ego! E não é só sobre rótulos, qualquer objeto que você se identifica, como o carro que você dirige, é parte do seu ego!
Comparação
Por que o seu ego está sempre te comparando as outras pessoas? A resposta é um tanto simples de entender! Como uma interface, um sistema operacional, é trabalho do ego te localizar nessa realidade, e o jeito que ele faz isso, é escaneando o mundo ao seu redor e te comparando a ele, para que você saiba quem você é e onde você está!
Sobrevivência
A última função que é parte das responsabilidades do seu ego, é cuidar do seu mecanismo de sobrevivência, e como ele faz isso? Ele olha para o seu passado para entender como a vida funciona, ele olha para o futuro como uma tentativa de prever o que pode acontecer, e ele busca por qualquer ameaça possível à sua existência!
Essas três funções trabalham juntas e estão conectadas, por exemplo, quando o ego está verificando a sua sobrevivência futura, ele usa identificação e comparação para entender melhor quais são as suas chances!
Como são as Vozes do Ego
Quando você entende como é que o ego funciona, se torna mais fácil identificar as vozes dentro da sua cabeça que estão vindo dele! Qualquer pensamento relacionado às três funções que ele tem (identificação, comparação e sobrevivência), está vindo do seu ego! E é bom aprender a observá-los e reconhecê-los porque muitas vezes eles são responsáveis por drama, emoções negativas e problemas!
Algumas das consequências das vozes do seu ego são:
- Medo e ansiedade por causa do mecanismo de sobrevivência
- Baixa autoestima ou arrogância por causa da comparação
- Ou até mesmo uma crise existencial que acontece quando o sistema de identificação quebra
Agora que você sabe o que é o ego, o tipo de pensamento que ele produz, e algumas das consequências, a próxima pergunta é: tem como fazer ele ficar quieto?
Como Lidar com o Ego
Pelo tempo que você viver nessa realidade, você vai ter um ego e ele vai falar com você. Quanto mais você fortificar a sua mente através de práticas mentais como a meditação e a mente plena, e quanto mais você aprender a ficar no momento presente, ele vai se tornar menos falante, mas ele ainda vai falar! Principalmente quando você estiver passando por mudanças na sua vida, então o truque é aprender a acalmá-lo.
Primeiro, você precisa desenvolver um observador no fundo da sua mente, para que você se torne consciente do que o seu ego está falando que está te fazendo sofrer. Segundo, você precisa fortificar esse observador, dando a ele o poder de questionar e argumentar com seu ego. Você quer que o observador banque o “advogado do diabo” e ganhe as discussões com seu ego, para que ele se cale!
Exemplos Práticos
A conversa dentro da sua mente vai ser muito parecida com a de um adulto (observador) conversando com uma criança de 5 anos (ego), por exemplo:
E: Oh meu Deus! Olha aquele cara, ele é tão bom nisso! Olha para mim, eu não sei nada, eu tô parecendo um idiota!
O: Faz quanto tempo que o cara pratica isso?
E: Eu não sei… Parece que ele está fazendo isso já faz algum tempo…
O: E você? Quanto tempo faz que você pratica isso?
E: Eu acabei de começar…
O: Tenho certeza de que quando ele começou, ele parecia tão “idiota” quanto você está parecendo agora… Se dê tempo e prática! Você vai ser tão bom quanto ele, ou até melhor!
E: Você está certo, eu tô aprendendo…
Agora deixa eu te dar um exemplo geral sobre um ataque de ansiedade relacionado ao futuro, como que você pode argumentar com seu ego e fazer ele ficar quieto:
E: E se isso acontecer? Como que eu vou lidar com isso? Vai ser tão devastador!!!
O: Quando foi a última vez que você previu o futuro e aconteceu exatamente como estava na sua cabeça?
E: Não consigo me lembrar…
O: Provavelmente porque nunca aconteceu…
E: Talvez…
O: Você está tomando todas as precauções e fazendo tudo que você pode para evitar que essa situação aconteça?
E: Sim!
O: Se isso acontecer, é muito provável que não vai ser como você pensa, você concorda comigo?
E: Sim!
O: A situação pode ser diferente, você pode estar melhor equipado para lidar com isso, certo?
E: Talvez…
O: E nesse momento, essa situação é real? Ela já existe?
E: Não…
O: Então esquece! Se acontecer, quando acontecer, você se preocupa e lida com isso!
E: Você tá certo!
Está vendo como funciona? Você precisa questionar e argumentar com seu ego até que ele concorde e se cale! Quanto mais você praticar esse tipo de debate, mais forte esse lado fica, e mais controle mental você tem! É uma habilidade e eu tenho certeza de que com tempo e prática, você consegue dominá-la!
A Morte do Ego
O último tópico que vou esclarecer hoje, é sobre a morte do Ego durante o despertar espiritual! Se você leu esse post até aqui, certamente você consegue entender que não é possível existir nessa realidade sem ter um ego, então não tem como ele morrer!
Na espiritualidade, o que as pessoas chamam de morte do ego, é o processo de desconstruir a pessoa que você foi condicionado a ser enquanto estava crescendo e se tornar uma pessoa que é mais alinhada com a sua essência verdadeira! E esse processo é um tanto caótico, o seu ego não gosta de abrir mão de nenhum tipo de identidade porque ele fica perdido!
Durante o despertar, é normal ter uma crise existencial e pensar que você está ficando louco, até que você descubra a pessoa que você está se tornando e dê uma nova identidade para o seu ego!
Então o que acontece durante esse período é: o sistema operacional (ego) ainda está lá, e ele fica defeituoso (crise) enquanto você está trocando os aplicativos (identidade)! É só um upgrade! O sistema em si não morre!
Comments (0)