PARE DE PROCRASTINAR AGORA! Entenda PROCRASTINAÇÃO para começar!
Quem nunca passou horas procrastinando ao invés de fazer o que precisa ser feito? Com certeza já aconteceu com você no passado, e vai acontecer novamente no futuro porque, às vezes, é muito difícil de evitar!
Se você sempre faz isso, tenho certeza de que você reconhece que é um grande problema na sua vida! Se você quer parar de procrastinar, tem algumas coisas que você precisa entender antes de começar a trabalhar um plano de ação, e eu vou falar sobre isso hoje.
Procrastinação e preguiça não são a mesma coisa. Procrastinação acontece quando você fica deixando para depois o que você precisa fazer, e se distrai com uma atividade mais relaxante e não produtiva. Preguiça é mais sobre uma não ação, ou um desejo de não fazer nada.
Para lidar com isso, você tem que se tornar consciente do que causa a procrastinação, você precisa entender os princípios da dor e do prazer e como que você pode usá-los para se disciplinar, e também o poder do seu diálogo interno!
O que Causa a Procrastinação
A primeira coisa que eu gostaria que você entendesse é que procrastinação é um hábito que acontece como resposta ao estresse! O que significa que é um comportamento automático onde você evita fazer coisas que vão causar os hormônios de estresse, como cortisol, e você escolhe fazer coisas que vão te dar os hormônios da felicidade, como dopamina.
O seu cérebro e a sua mente funcionam em piloto automático! Então, se você quiser mudar a sua reação, a primeira coisa que você precisa fazer é identificar o que está causando-a! Quando você se tornar consciente dos fatores de estresse que estão causando procrastinação, a segunda coisa que você precisa fazer é redirecionar e mudar as suas ações!
Você tem que forçar! É um erro esperar que força de vontade e motivação vão aparecer do nada, eles não vão! Força de vontade é sobre treinar o seu músculo mental no seu córtex pré-frontal, e motivação é sobre a sua visão e o seu motivo para fazer alguma coisa! Você tem que trabalhar para desenvolvê-los, caso contrário eles não vão aparecer. Então não espere sentir vontade de fazer alguma coisa porque tem boas chances que nunca vai acontecer!
A Dor e o Prazer com o Tempo
A segunda coisa que eu gostaria que você entendesse é a dinâmica entre dor e prazer com o tempo, a curto e longo prazo! Algumas coisas que te dão muito prazer agora, podem resultar em muita dor depois. Outras, você pode perceber como sendo dolorosas hoje, mas podem trazer muita felicidade no futuro.
Por exemplo, se você comer tudo que você gosta todos os dias, provavelmente você vai ter dificuldades com a sua saúde e com a sua forma física. Mas, se você trabalhar para mudar os seus hábitos alimentares, e fizer pequenos sacrifícios todos os dias, dá para imaginar como que você se sentiria quando você conseguir ter a saúde e o seu formato de corpo ideal?
Procrastinação em si é um outro exemplo porque te dá alívio para o estresse imediato, mas causa muito mais estresse depois!
Tá vendo do que eu estou falando? A curto prazo você tem doses pequenas de dor ou prazer, e a longo prazo você tem doses maiores! E geralmente elas são inversas, pequenos prazeres diários podem resultar em grande dor sofrimento, e pequenos sacrifícios diários podem resultar em bem-estar duradouro!
Agora que você entende isso, você pode usar esse conhecimento para se disciplinar!
Como se Disciplinar
Se você verificar o significado da palavra disciplina, você vai ver que é sobre treinar obediência usando os princípios de punição ou recompensa, ou seja, dor e prazer!
Olhe para as crianças, você realmente acha que elas vão parar de jogar vídeo game para fazer a lição de casa por conta própria? Provavelmente não, certo? Mas se você disser que elas podem jogar vídeo game depois que elas terminarem a lição, com certeza elas vão terminar rápido porque elas querem receber a recompensa!
Agora, vamos dizer que elas já começaram a jogar vídeo game e você não consegue fazê-las parar, e você está frustrado porque elas não terminaram as suas obrigações, o que você faria? É muito provável que você iria puni-las e deixá-las sem vídeo game por algum tempo, certo?
Bom, eu sei que educar uma criança é um tanto diferente hoje em dia, mas esse princípio funcionou muito bem na minha infância. Eu nasci em 81 e eu o uso até hoje porque eu sei que ele funciona! A geração pode ter mudado, mas uma coisa continua, você tem obrigações na vida e você precisa fazê-las, independente do que você gosta!
A sua mente é como uma criança, você precisa controlá-la! E esses princípios podem te ajudar muito a fazer isso! Então, como que você pode aplicá-los? Na verdade, é um tanto simples! Você só precisa criar cenários mentais de dor e prazer, a curto prazo e a longo prazo, e trazê-los à sua mente quando você precisar. O seu cérebro não sabe a diferença entre o que é real e o que é imaginário!
É claro que apenas cenários mentais não são suficientes, tem um outro fator importante que você precisa para impor disciplina, o jeito que você fala com você mesmo no seu diálogo interno!
A Importância do seu Diálogo Interno
Em qualquer tipo de trabalho de desenvolvimento pessoal, você precisa ter uma voz interna muito forte e convincente dentro da sua mente. A única maneira de desenvolver e fortificar essa parte, é praticar debates internos consigo mesmo de uma maneira que ela ganhe na maioria das vezes! Para fazer isso, você precisa de argumentos bem válidos para fazer a parte primitiva da sua mente se calar e obedecer!
Para usar o sistema de punição e recompensa, traga um cenário de um futuro possível na sua mente e diga algo como:
- Você pode até gostar do que você está fazendo agora, mas veja o que vai acontecer depois, você vai se sentir muito mal por não ter feito o que você precisa!
- Vamos fazer um acordo!? Você pode tirar as obrigações do caminho, e quando você acabar, você pode relaxar fazendo o que você gosta sem ter a sensação de ter algo para fazer!
Você pode usar esse princípio em praticamente tudo que você precisar na sua vida! Vou te dar um outro exemplo, vamos dizer que você está trabalhando para ter uma carreira melhor, você pode criar dois cenários sobre o futuro:
- Em um deles, você consegue o que você quer, e você é muito bem-sucedido e feliz com a sua vida profissional!
- No outro, você está estagnado na mesma posição que você está agora.
A qualquer momento que você precisar se disciplinar para trabalhar nas suas metas, apenas traga eles na sua mente, e se pergunte qual deles você prefere? Quando a sua mente responder, aí sim você pode argumentar sobre o que precisa ser feito, ou o que você precisa parar de fazer!
Se tudo que eu cobri hoje fez sentido para você, você está pronto para começar a trabalhar um plano de ação, e eu tenho mais alguns posts para te ajudar!
Como AUMENTAR e MELHORAR sua MOTIVAÇÃO! (5 dicas)
DESMOTIVADO? O que ACABA com a sua MOTIVAÇÃO!
Como AUMENTAR e MELHORAR sua FORÇA DE VONTADE! (3 exercícios simples)
Meus segredos para ter COMPROMETIMENTO, DISCIPLINA e CONSISTÊNCIA na vida!
Comments (0)