Você PODE aprender e desenvolver AUTOCONFIANÇA! (Dicas SIMPLES e FÁCEIS)
Você tem autoconfiança? Se você tem, ótimo porque não tem nada mais sexy do que alguém que tem muita confiança em si mesmo. Se você não tem, não se preocupe, apenas saiba que é uma habilidade e você pode aprender! No post de hoje eu vou dar algumas dicas sobre como desenvolver e melhorar sua autoconfiança!
Você sabe qual é a diferença entre autoestima e autoconfiança? Embora uma impacta a outra e por vezes andam juntas, elas são tanto diferentes! Autoestima é sobre o quanto você aprecia e valoriza a si mesmo, e autoconfiança é sobre o quanto você acredita e confia nas suas habilidades.
Uma pessoa com alto nível de confiança pode ter uma baixa autoestima e vice-versa, elas não são grudadas, mas tem boas chances que se uma delas melhorar, vai ajudar a outra também.
Mesmo quando as pessoas são confiantes em algumas areas, elas podem ter problemas em outras porque confiança é sobre você acreditar na sua capacidade de fazer alguma coisa, e eu não conheço nenhum ser humano que consegue fazer de tudo, e isso me leva para o primeiro tópico, autoconhecimento!
Conheça a Si Mesmo
Faça uma lista com todos seus pontos fortes e fracos, isso vai te ajudar a aumentar a sua consciência sobre as coisas que você faz bem e as que nem tanto. Algumas pessoas tem o hábito de dizer algo como “mas eu não sou bom em nada”, isso não é verdade, é uma crença limitante e você precisa derrubá-la! Para entender melhor crenças limitantes, dá uma olhada nesse nesse post aqui!
É impossível! Todo mundo tem uma dádiva! Se você não consegue achar a sua, pergunte para as pessoas ao seu redor. Se você ouvir 2 ou 3 vezes a mesma coisa positiva a seu respeito, você precisa acreditar! Se tornar consciente dos seus pontos fortes vai te ajudar a construir a sua autoconfiança, e pode até mesmo melhorar a sua autoestima!
Agora, sobre os seus pontos fracos, você tem duas maneiras de lidar com eles, ou você aceita, ou você muda! Você não precisa ser bom em tudo, é perfeitamente ok se você não quiser desenvolver algumas areas, apenas não sinta vergonha e não permita que te impactem negativamente.
Se for algo que te incomoda bastante e vai fazer uma diferença enorme se você melhorar aquilo na sua vida, então você precisa apenas de 2 coisas: conhecimento e prática! Conhecimento é algo que está disponível de graça na internet, você só precisa buscar, e prática eu estarei cobrindo no próximo tópico!
Práticas Físicas e Mentais
Conhecimento sem prática é só conhecimento, conhecimento com prática se torna uma habilidade! Já ouviu o ditado que prática leva à perfeição? Você não pode esperar se tornar bom em alguma coisa se você não praticar muitas vezes antes!
Se for algo que você não pode praticar fisicamente, você pode fazer mentalmente! O seu cérebro não sabe a diferença entre o que é real e o que é imaginário! A ciência já provou isso! Tem alguns experimentos em esportes que mostram que treinos mentais e físicos geram resultados semelhantes.
Se você precisa fortificar sua confiança em coisas que são difíceis de treinar fisicamente, como falar em público, provas e exames, apenas feche seus olhos e imagine o mais real possível, e diga para si mesmo coisas como:
Eu consigo fazer isso
Eu me sinto confortável nesse tipo de situação
Não tem motivo para ansiedade e preocupação
Autossugestões funcionam que é uma maravilha! E por sinal, esse trabalho de visualização e sugestão também é conhecido como hipnose!
Diálogo Interno
O jeito que você fala com você mesmo dentro da sua cabeça, pode te construir como pessoa ou te destruir! é esse o poder que essas vozes internas têm! Então por favor, aprenda a controlá-las!
Meditação é uma maneira de aprender isso, você precisa se tornar ciente dos tipos de pensamentos que você tem e começar a monitorá-los, e quando você escutar um pensamento negativo, lute contra ele, não permita que sua mente te esmague o tempo todo!
O problema com as vozes dentro da sua cabeça é porque provavelmente você acredita nelas, e confiança é sobre acreditar na sua capacidade de fazer alguma coisa, então se o seu diálogo interno te fala o contrário, não vai te ajudar nem um pouco!
Você vai ter que aprender a controlar a sua mente e alinhar os seus pensamentos com as coisas que você quer alcançar, quando você muda por dentro, a realidade externa muda também!
Esse mesmo mecanismo “de dentro para fora, de fora para dentro” também acontece na conexão entre corpo e sentimento, o que me leva ao próximo tópico, linguagem corporal!
Linguagem Corporal
Quando eu estudei teatro, eu fiz um exercício muito interessante sobre linguagem corporal e eu gostaria de dividir com você para que você possa tentar em casa.
Você tem que andar por alguns minutos como se uma linha estivesse puxando certas partes do seu corpo, esses pontos são: testa, nariz, queixo, peito, barriga, quadril, joelhos e pés.
Você começa o exercício andando por alguns minutos como se estivesse sendo puxado pela sua testa, depois muda para o seu nariz, queixo e assim por diante, até você testar todos os pontos que acabei de mencionar.
Você vai perceber que quando você muda a maneira que você caminha, a maneira que você se sente muda também! Você pode até descrever como é a personalidade e caráter das pessoas que andam daquele jeito! É um exercício muito simples que pode te mostrar na prática como que a linguagem corporal impacta você.
Da próxima vez que você se pegar sentindo falta de confiança, observe a sua linguagem corporal! Provavelmente seus ombros estarão caídos, seu peito encolhido e você estará olhando para baixo, então se você precisar de uma dose extra de autoconfiança, mude a sua linguagem corporal porque funciona como mágica! Abra seu peito, levante seus ombros e olhe para frente, e você vai ver como sua autoconfiança vai retornar em 1 minuto!
Comments (0)